Trindade X Unicismo
TRINDADE
O que é?
A Trindade é uma doutrina que ensina que o único e verdadeiro Deus subsiste em três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas três Pessoas possuem os mesmos atributos divinos (onisciência, onipresença, onipotência, onibenevolência, etc.).
É bíblico?
Sim. A Bíblia claramente ensina que o Pai é Deus (João 3:16; 14:28; 1 Coríntios 15:28; etc.), que o Filho é Deus (Isaías 9:6; João 1:1; Romanos 9:5; Filipenses 2:5-8; 1 Timóteo 3:16; Tito 2:13; 1 João 5:20; etc.) e que o Espírito Santo é Deus (Salmos 139:7-8; Jó 33:4; Atos 5:3-4;1 Coríntios 2:10; 1 Coríntios 2:10-11; 1 Coríntios 12:7-11; Efésios 4:30; Hebreus 9:14; 2 Pedro 1:21; etc.), mas que Eles três não são a mesma Pessoa (Mateus 28:19-20; Marcos 1:9-11; 2 Coríntios 13:14; 1 Pedro 1:1-2), embora sejam o mesmo Deus (Deuteronômio 6:4; Gálatas 3:20; 1 Timóteo 2:5; 1 Coríntios 8:4; Efésios 4:6).
UNICISMO
O que é?
O Unicismo é uma doutrina baseada em duas verdades da Escritura: Que há um só Deus e que Jesus é Deus. Porém, dessas duas verdades, os unicistas deduzem que Jesus é Deus em sua totalidade, isto é, que Jesus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Os unicistas creem que, no Velho Testamento, Deus se apresentou como o Pai; no Novo Testamento, o Pai se faz carne e se apresentou como o Filho; e, após a morte e ascensão de Jesus, Jesus se fez Espírito Santo e se apresenta agora aos fiéis como o Espírito Santo. Assim, essa doutrina nega a Trindade. Para os unicistas não há diferença entre Pai, Filho e Espírito Santo; todos eles são o mesmo Deus e a mesma Pessoa.
É bíblico?
Não. A Bíblia claramente ensina que Deus é uma trindade (ou triunidade), isto é, que o Pai é Deus, que o Filho é Deus e que o Espírito Santo é Deus, mas que Eles três não são a mesma Pessoa, embora compartilhem os mesmos atributos divinos.
Quais denominações religiosas pregam o unicismo?
Muitas. As mais conhecidas são:
- Igreja Apostólica da Fé em Cristo Jesus;
- Igreja Pentecostal Unida;
- Igreja Pentecostal da Fé Apostólica;
- Igreja Evangélica Cristo Vive (Miguel Angelo);
- Outros grupos independentes que também creem na unicidade de Deus, como por exemplo, a Igreja Voz da Verdade, Pentecostal Unida do Brasil, Tabernáculo da Fé, Igreja de Deus do Sétimo Dia, etc.
Jesus é o Pai?
Os unicistas usam muitos textos para tentar provar que Jesus é o Pai. Vejamos.
Isaías 9:6: Jesus é o “Pai Eterno”
Este versículo não ensina que Jesus é o Pai. O título “Pai eterno” refere-se ao fato de que Jesus é o Pai da eternidade; em outras palavras, Jesus é eterno, isto é, sempre existiu (João 1:1); Ele não foi criado, não teve princípio (João 17:5).
O termo “Pai” não era o título que se costumava usar para dirigir-se a Deus no Antigo Testamento. Assim, este versículo não ensina que Jesus é o “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Pedro 1:3); em outras palavras, Jesus não é Seu próprio Pai.
João 10:30 – “Eu o Pai somos um”
Se Jesus quisesse dizer que Ele é o Pai, teria dito: “Eu e o Pai sou um” ou “Eu sou o Pai”, que seria a expressão gramatical correta. Jesus não pode ser acusado de ter sido um mal comunicador.
“Somos” (gr. esmen), a primeira pessoa do plural. Jesus e o Pai são um em natureza e em essência, porque Jesus é Deus, como o Pai, mas Ele próprio não é o Pai.
Em João 10:30 Jesus afirmou ser um com o Pai no sentido de que Eles dois são um só em essência, isto é, são um só Deus. Se observarmos o contexto desta passagem, veremos que foi exatamente isso o que os fariseus entenderam e inclusive tentaram matar Jesus apedrejado, acusando-O de blasfêmia (João 10:22-39).
Dr. A. T. Robertson, estudioso do idioma grego, explica que este “um”, em grego, é neutro, e não masculino, e indica uma unidade, não de pessoa ou de propósito, mas, antes, de “essência ou natureza”. E depois, Robertson acrescenta: “Esta forte declaração é o clímax das proclamações de Cristo acerca da relação existente entre o Pai e ele (o Filho). Estas proclamações agitaram os fariseus, levando-os a uma cólera incontrolável.” [ROBERTSON, Archibald Thomas. Word Pictures in the New Testament (Nashville: Broadman Press, 1932), Vol. 5, p. 186.]
João 14:8-9
Essa passagem diz o seguinte: “Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta’. Jesus respondeu: ‘Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê ao Pai. Como você pode dizer: Mostra-nos o Pai?’”
Jesus não disse a Filipe que era o Pai. Jesus veio como representante do Pai; veio demonstrar-nos o caminho ao Pai (v.6). Em João 5:43, Jesus disse: “Eu vim em nome de meu Pai [na autoridade do Pai, com as credenciais do Pai], e vós não me recebeis; se outro viesse em seu próprio nome [em sua própria autoridade, com suas próprias credenciais; como o anticristo], a esse receberíeis”.
O que a Bíblia diz sobre Jesus e o Pai?
O Filho e o Pai não são a mesma Pessoa. O Pai é maior do que o Filho (João 14:28). O Pai enviou e instruiu o Filho (João 14:24).
Jesus é referido como “Filho” mais de 200 vezes no Novo Testamento e nunca é chamado de “Pai”.
Jesus referiu-se ao Pai mais de 200 vezes como alguém distinto Dele. Em mais de 50 versículos podemos observar o Pai e o Filho, lado a lado. No Novo Testamento, repetidamente, encontramos expressões como estas:
“O Deus que concede perseverança e ânimo lhes dê um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 15:5-6)
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação…” (2Coríntios 1:3)
“… Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:10-11)
“Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.” (1 João 1:3)
“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (1João 2:1)
“Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estarão conosco em verdade e amor.” (2 João 1:3)
No Evangelho de João, Jesus refere-Se a Si mesmo como enviado pelo Pai, mas nunca referiu-Se a Si mesmo como o Pai que enviou o Filho.
O Pai enviou alguém separado Dele, chamado Filho;
“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação por nossos pecados. (…) E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo” (1 João 4:9-10-14).
Outra evidência cabal contra a ideia unicista de que Jesus é o Pai é a visão de Estevão antes de morrer. O discípulo, que foi também o primeiro mártir do Cristianismo, disse: “Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus.” (Atos 7:56).
Ora, como Estevão pôde ter visto Jesus em pé, à direita de Deus Pai, se Jesus fosse o próprio Pai? Isso não faz sentido. Portanto, Jesus não é o Pai!
Jesus é o Espírito Santo?
Um dos versículos que os unicistas usam para provar que Jesus é o Espírito Santo é 2 Coríntios 3:17, que diz: “Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade”.
Esse texto não diz que “Jesus é o Espírito”. Se dissesse, então os unicistas teriam uma boa base para afirmar sua doutrina. Mas como não diz, então eles simplesmente dizem que a palavra “Senhor” se refere a Jesus Cristo. Porém, o “Espírito” aqui é chamado de Senhor no sentido de identificá-lo com Yahweh ou Deus, e não com Jesus, visto que o versículo anterior, o versículo 16 diz: “Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado”. Isso é uma referência a Êxodo 34:34: “Porém, vindo Moisés perante o SENHOR [Yahweh] para falar-lhe, removia o véu até sair; e, saindo, dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado”.
É sempre o contexto que determina a quem se está referindo quando a palavra “Senhor” é usada. No versículo 17, a palavra “Senhor” está se referindo a Yahweh e não a Jesus, uma vez que o versículo 16 e todo o contexto assim demonstra.
Se os unicistas estivessem corretos em sempre atribuir a palavra “Senhor” a Jesus, então como deveríamos entender Filipenses 2:11, por exemplo? O texto diz: “E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. Se o “Senhor” desta passagem fosse o próprio Jesus, então teríamos de concluir erroneamente que: “E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Jesus…”. E o versículo ficaria mais sem sentido ainda se Jesus também fosse o Deus Pai, pois aí teríamos que concluir que o versículo está dizendo: “E toda língua confesse que Jesus Cristo é Jesus para a glória de Jesus”. Ora, isto não é o que este versículo está dizendo. O que ele está ensinando é que Jesus é Deus: “E toda língua confesse que Jesus Cristo é Deus”. Porém, não o Deus Pai, mas o Deus Filho, porque no mesmo versículo diz que isso será feito “para a glória de Deus Pai”.
Do mesmo modo, 2 Coríntios 3:16-17 afirma que o Espírito Santo é o Senhor, isto é, que Ele é Deus, mas em momento algum afirma que o Espírito é Jesus.
O que a Bíblia diz sobre Jesus e o Espírito Santo?
Em Mateus 12:31-32, Jesus fala que a blasfêmia contra o Filho será perdoa aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada, nem neste século nem no que há de vir. Assim, esse texto está ensinando claramente que Jesus não é o Espírito Santo.
Em João 14:16, Jesus diz que rogará ao Pai, que enviará o Espírito Santo, que é o “outro Consolador”. Assim, vemos que Jesus não é o Pai nem o Espírito Santo. (Veja também João 15:26; João 16:13.)
Conclusão
Com certeza a evidência bíblica mais forte contra o Unicismo é o relato do batismo de Jesus, que evidencia que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Pessoas distintas.
No batismo de Jesus, cada um fez seu papel, concordando com os outros dois, mas distinto deles. Jesus subiu das águas; o Espírito desceu como pomba sobre Ele; e o Pai falou dos céus (Marcos 1:9-11).
Portanto, o unicismo é uma heresia que deve ser abandonada. A verdade é que Deus é uma Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo são Pessoas distintas e o mesmo Deus.
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